Projeto Câmara Mirim faz entrega dos “títulos eleitorais” para os estudantes da rede pública contempladas com a iniciativa

por adm publicado 25/09/2023 10h50, última modificação 28/09/2023 10h51

Presidente Dauster Renard com alunos

O Projeto Câmara Mirim do Poder Legislativo de Grossos iniciou nesta segunda-feira (25) a entrega dos “títulos eleitorais estudantis” aos estudantes aptos a participarem da escolha dos representantes que vão compor o legislativo municipal dentro da iniciativa.

Os estudantes da Escola Estadual Professor Manoel João e da Escola Municipal São José já estão com o documento em mãos. Na terça-feira (26) será a vez dos estudantes da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus. Juntas as três unidades reúnem cerca de 450 estudantes dentro da faixa etária abrangida pelo Projeto. Ainda nesta terça ocorrerá a convenção partidária onde serão feitas as inscrições dos interessados em concorrer como candidato.

O projeto Câmara Mirim tem o objetivo de reproduzir junto as crianças e adolescentes todo o processo eleitoral que ocorre dentro de eleições para vereadores. “Estamos fazendo a entrega dos títulos e seguiremos diversas etapas que lembram uma eleição como as que os adultos participam, levando em consideração o aprendizado de cidadania, que é o objetivo principal, e resguardando-se as questões que respeitam a faixa etária dos participantes”, explica o Presidente da Câmara Dauster Renard.

Essa é mais uma fase de execução das atividades do processo de escolha de crianças e adolescentes para atuarem realizando sessões, sugestões e reivindicações dentro do poder legislativo municipal. Antes de receber o título eles tiveram a oportunidade de, na primeira etapa, ouvir os parlamentares grossenses que explicaram sobre o projeto e também uma palestra com um representante do Tribunal Regional Eleitoral sobre eleições.

Na próxima etapa os estudantes deverão participar de convenções para se integrarem aos partidos em que irão atuar. Estes, por sua vez, são definidos por área de atuação. Por exemplo: “Partido da Educação”, “Partido da Saúde”. Também estão previstas outras etapas que simulam um processo eleitoral como as sabatinas entres os candidatos, antes da eleição propriamente dita, que se utilizará de urnas eletrônicas.