Câmara Municipal de Grossos assina Termo de Cooperação com o TRE/RN para realização do Projeto Câmara Mirim

por adm publicado 04/09/2023 03h15, última modificação 06/09/2023 03h19
Nesta segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Grossos (CMG) firmou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) para o desenvolvimento das atividades do Projeto Câmara Mirim através da assinatura de um Termo de Cooperação.

A parceria foi firmada na sede do TRE/RN em Natal, com a presença do Presidente Dauster Renard, do vice-prefeito de Grossos, Galego Caetano, da Presidente da Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães, Juíza Ticiane Nobre, e do Presidente do TRE/RN, Desembargador Cornélio Alves.

Também acompanharam a assinatura os vereadores Alexandre Santos, Cintia Seabra, Dorinha Silva, João Carlos.

O objetivo é que as três instituições possam colaborar com o projeto Câmara Miriam, criado e executado pela CMG, cada um dentro de suas competências. “Essa parceria é motivo de muita alegria para nós, pois poderemos contar com o apoio de equipe capacitada, com realização de palestras, e estrutura do TRE em pontos importantes como cadastro dos candidatos e fornecimento de urnas para o pleito previsto no projeto”, explicou o Presidente da Câmara Dauster Renard.

O projeto Câmara Mirim está em andamento. Na primeira fase os vereadores visitaram escolas para apresentar a iniciativa e sensibilizar o público alvo que são as crianças e adolescentes. Na fase atual está sendo feita a confecção os documentos eleitorais.

A parceria com o TRE/RN e uma inovação a este modelo de projeto e deve inspirar outras iniciativas. “Nosso objetivo é promover o Câmara Mirim o mais próximo da realidade possível, por isso viemos em busca do apoio”, diz Dauster.

Escola Legislativa

Os representantes da Câmara Municipal de Grossos estão em NataL/RN cumprindo agenda em busca de parcerias. Outro compromisso foi uma reunião na Escola da Assembleia Legislativa de Deputados do RN. Na pauta, a busca por parcerias para o desenvolvimento da Escola Legislativa Municipal da Câmara, criada recentemente.

Os parlamentares foram recebidos por Isis Libanio (Coordenadora Geral) e Cassia Moura (Divisão Acadêmica) da Escola da Assembleia Legislativa de Deputados do RN.

Juntos, o Presidente Dauster Renard e o vice-prefeito de Grossos, Galego Caetano, e os demais vereadores que cumprem agenda na capital, Alexandre Santos, Cintia Seabra, João Carlos e Dorinha Silva, explicaram a necessidade de levar cursos e capacitações que irão beneficiar os vereadores, servidores e também a Prefeitura, bem como a população, com a realização de cursos abertos.

Parcerias e soluções

Os vereadores também estiveram na sede do ITEP/RN para buscar nova leva de RGs confeccionados pela CMG e também na tentativa de solucionar questão técnica para retorno da emissão dos RGs. E na sede da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM/RN) para conhecer as iniciativas que envolvem diversas casas legislativas.

registrado em: